Blog do Alécio Brandão

Além da serra: “Um olhar sobre Boa Madeira”. Evento valoriza cultura e costumes de comunidade rural de Macaúbas.

A nota é do “incentivador e produtor” cultural Helivelto Lima, que informa em suas redes sociais que: “O projeto “Um olhar sobre Boa Madeira: artesãs e sambadeiras” é contemplado no Prêmio Cultura na Palma da Mão e acontece entre os meses de fevereiro e março de 2022, a fim de celebrar o protagonismo das mulheres da comunidade rural de Boa Madeira, localizada em Macaúbas – BA e também por compartilhar com o público da internet intervenções artísticas e momentos de muita alegria e festa.
Vamos ter samba de roda, exposição de artesanato, produção de documentário e ensaio fotográfico nessa pequena comunidade serrana do município de Macaúbas, localizada a 18Km da sede do município e a uma altitude de aproximadamente 1.000m.
A divulgação das atividades culturais você pode conferir através do perfil @heliveltoolima @desaaquino_ @labicigaleriacultural e pelo canal do YouTube LA BICI Galeria Cultural.
Boa Madeira é composta por uma dezena de casas adornadas por cercas de varas, uma igrejinha em homenagem ao Senhor Bom Jesus e uma escola.
A pecuária e a agricultura de subsistência são as principais atividades dos seus moradores.
As mulheres, trabalhadoras rurais, fazem artesanatos em palha de licuri e os vendem na feira livre de Macaúbas para reforçar o orçamento doméstico. No final de ano, cantam o Reis em homenagem ao menino Jesus.
A formação desse grupo é composta por mulheres, uma tradição única no município de Macaúbas. Nas festas populares cantam, tocam, dançam e se divertem com o samba de roda, uma tradição preservada e herdada dos seus ancestrais.
O projeto é uma parceria cultural da comunidade de Boa Madeira, dos produtores Helivelto Lima e Desa Aquino com a produtora LA BICi Galeria Cultural.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria da Cultura (Prêmio Cultura Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.”

error: Conteúdo Protegido !!