Blog do Alécio Brandão

15 de Novembro: Proclamação da República… Mas, se você desejar pode também “proclamar” o seu voto!

Ela deu-se em 15 de Novembro de 1889, que na verdade foi o fim do período imperial  (monarquia) no Brasil para a era republicana, que perdura até hoje! E ficou o 15 de novembro por muito tempo como o dia que o povo escolheria seus representantes em diversas esperas e cargos para o governo.

E neste domingo, 15 o povo vai até as urnas e de forma “sigilosa” proclamar seu voto à urna eletrônica! No entanto, com o advento das redes sociais na internet, o sigilo do voto,  o qual por Lei é… Deixa de ser!… Todos querem mostrar a sua cara, declarar por razões diversas… E uma destas é para que aquele que irá receber o voto possa saber, outra pode ser o “sentimento de pertencimento” de fazer ou de está num grupo, e com as paixões políticas afloradas, e os “desdenho” aos seus adversários! E por fim, talvez para anunciar que “virou”… Mas, tudo isso, é na verdade o exercício da livre manifestação, do ato democrático num país onde a “democracia” dever ser assegurada a todos e mais que isso, protegida, pois; democracia é liberdade!

Se assim for, a proclamação do seu voto é um ato democrático, livre e desimpedido, mas se não o quer fazer, não o faça,  além de ser um direito seu a Lei o protege! E, mais importante que a proclamação do seu sufrágio, é fazê-lo com liberdade e consciência…

 


error: Conteúdo Protegido !!